Como funcionam os anúncios no Spotify

Como funcionam os anúncios no Spotify

O Spotify é a maior plataforma de streaming do mundo. Por um lado, temos cerca de 191 milhões de pessoas escutam músicas no Spotify mensalmente em todo o mundo, segundo dados internos da empresa. São mais de 40 milhões de músicas disponíveis para os usuários. E, por outro, centenas de empresas que fazem anúncios no Spotify.

Existem dois tipos de conta para quem usa os serviços do Spotify: o Grátis e o Premium. Na conta Grátis, os usuários têm acesso a todas as músicas disponíveis, mas, na versão mobile, só se pode ouvir em ordem aleatória e há interrupção de anúncios a cada 15 minutos. Já na versão Premium não tem anúncios entres as músicas e é possível escolher a música que quer ouvir.

Para ter uma conta no Spotify Premium, o usuário precisa pagar R$16,90 por mês – que é o mesmo preço adotado pelo Deezer e Apple Music.

Leia: Como Colocar Sua Música no Spotify

Vantagens de anunciar no Spotify

Ultimamente, muitas marcas têm usado o Spotify para fazer propagandas. Quase 110 milhões de pessoas são impactadas em todo mundo pelos anúncios no Spotify mensalmente. Além disso, o Spotify parece dar um retorno positivo para as marcas.

Anunciar no Spotify pode ser realmente promissor se você conhece seu público. A grande maioria das pessoas que usam o Spotify têm entre 18 e 34 anos e 68% utilizam a plataforma na versão mobile.

Mas por que anunciar no Spotify e não nas outras plataformas de streaming, como Deezer, Apple Music, Tidal, Google Play etc.? Em primeiro lugar, nem todas fazem anúncios. Contudo, se comparado aos que fazem anúncio, o Spotify tem a vantagem de estar disponível em diversos sistemas operacionais. Isso faz ele alcançar um público que as outras plataformas não têm. O que, talvez, tenha sido parte de uma estratégia que tornou a empresa a mais popular do mundo em streaming de música.

Outra vantagem do Spotify em relação as outras é que a empresa estuda o comportamento dos usuários. Com isso, é possível chegar próximo das pessoas que vão gostar da marca e a taxa de conversão é maior. E, para melhorar, estudos mostram que as pessoas recebem melhor os anúncios enquanto ouvem músicas, pois as músicas relaxam e melhoram o humor.

Tipos de anúncios no Spotify

O Spotify oferece ao anunciante três formatos de anúncios: áudio, vídeo e display. A anúncios em vídeo podem ser para versão mobile ou desktop. Quando o anúncio é um áudio, temos a opção mobile, desktop e ros. As propagandas em áudio e vídeo são de 30 segundos. O anúncio display é um banner que aparece logo acima do player, chamado leaderboard.

É possível segmentar o público de acordo com o se objetivo. Para versão desktop, os anúncios podem ser segmentados por Idade, Sexo, Idioma, Gênero musical e Playlist. Nos demais, Idade, Sexo, Idioma.

Leia: Marketing Musical: a estratégia de marketing da Beyoncé

Como anunciar no Spotify

Os anúncios do Spotify seguem um padrão que é imposto. Por isso, diferente de fazer uma campanha no Facebook ou Instagram, será preciso entrar em contato com alguém da equipe, embora boa parte do processo e o conteúdo, você mesmo pode produzir.

Existem três opções para quem quer fazer anúncios no Spotify: entrar em contato com a equipe do Spotify, configurar tudo pela plataforma de publicidade do Spotify ou criar o anúncio através dos parceiros do Spotify.

Para começar sua campanha, confira a página Spotify For Brands.

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, tudo bem?