Como viver de música [COMPOSITORES]

Como viver de música [COMPOSITORES]

Viver de música é o sonho de muita gente que compõe. Infelizmente, a maioria dos compositores não conseguem realizá-lo, porque acaba desistindo ou por não saber nem por onde começar.

Antes de continuar a leitura, assista a este vídeo

Contudo, conseguir viver de música não é um sonho distante para os que se esforçam e buscam o aprimoramento. Assim como qualquer outra profissão, um compositor é um profissional. Portanto, ele precisa ser bom naquilo que faz. E, da mesma fora que toda profissão exige conhecimento e dedicação, ele deve se especializar e empreender.

Tornando-se conhecido

Mesmo não dependendo da sua imagem para crescer, como um cantor, por exemplo, o compositor precisa se fazer conhecido no mercado. Ele não precisa ter fãs, mas precisa fazer com que os cantores e profissionais da música gostem do seu trabalho.

Para tornar-se conhecido no mercado, o compositor precisa se posicionar no mercado da música. Contato é a palavra-chave nesse ponto. O compositor precisa conhecer as pessoas certas para vender suas músicas. Inicialmente, ele vai procurar artistas pequenos e, na medida, que for ganhando experiência, as grandes produtoras.

Não adianta tentar começar de cima. Como em toda profissão, você precisará ter uma base e experiência para conseguir crescer.

Registrando as músicas

Um dos segredos para quem quer viver de música começa aqui, na parte burocrática. É essencial um compositor saber onde e como gravar suas guias, registrar e editar. Se o compositor não fizer esses passos, ele jamais viverá de música.

Antes de mostrar a música para qualquer pessoa, o compositor precisa da garantia que ninguém vai plagiar sua letra e melodia, além disso, é por meio desses registros que ele recebe seus direitos.

Leia: Como registrar uma música – passo a passo e Registro de Música: Lei dos Direitos Autorais

Apresentando as composições

Depois que o compositor registra suas músicas e faz todos os tramites para garantir seus direitos sobre, ele precisa procurar as pessoas certas para mostrar suas músicas. A dica aqui é apenas enviar suas músicas se a produtora ou o artista estiver selecionando, caso contrário, dificilmente eles irão ouvir.

Leia: Como vender música autoral

Compositor de Sucesso

Se você quer realmente viver de suas composições, busque o conhecimento. Temos um curso que mostra passo a passo desde o registro das músicas e os direitos com compositor a como vender suas músicas. Nossa plataforma, disponibiliza ainda uma área de membros exclusiva. Lá, mostramos oportunidades, artistas que estão procurando composições.

Nosso curso é único e não há nada parecido no mercado. Venha aprender com Douglas Inácio e Marcus Blognejo!

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *