Os Melhores Bateristas Sertanejos do Brasil

Os Melhores Bateristas Sertanejos do Brasil

No Brasil, existem vários bateristas que se destacaram com suas habilidades e conquistaram seus próprios fãs. Então, reunimos alguns dos melhores bateristas sertanejos do Brasil. Na lista que fizemos, colocamos os bateristas que mais se destacam na música sertaneja, alguns do forró e destaques de outros gêneros.

Leia: Curso de Bateria online: Aprenda os ritmos sertanejos

Não importa o gênero musical, a bateria e os instrumentos de percussão fazem toda diferença. Mesmo quem entende pouco de música sabe identificar quando o baterista se perde ou não consegue dar o ritmo certo à música. Por isso é preciso ter talento  já que foi por causa da dedicação e estudo que estes estão entre os melhores bateristas sertanejos do Brasil.

Conheça aqui, alguns dos melhores bateristas sertanejos do Brasil, tanto homens quanto mulheres, veja os tipos de baterias, assista aos moires solos de bateria para te inspirar e, além disso, saiba como e onde fazer aula de bateria para se tornar um grande baterista.

melhores bateristas sertanejos do brasil

Os Melhores Bateristas Sertanejos do Brasil

Anderson Nogueira (Boi)

Anderson Nogueira, também conhecido como Boi, foi integrante do Grupo Tradição, onde atuou como cantor e baterista. Com do sucesso do Grupo Tradição no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, várias turnês nacionais e internacionais, Anderson Nogueira passou a ser um dos nomes mais requisitados do Brasil.

Desde então, ele participou da gravação de CDs e DVD de grandes artistas nacionais e mundiais, como Luan Santana, Dulce Maria, Michel Teló, Ricky Martin, Maria Cecília e Rodolfo, César Menotti & Fabiano, Bruno & Marrone, Cristiano Araújo, Jorge & Matheus, Daniel e muitos outros.

Atualmente, além de fazer participações como baterista em vários trabalhos de artistas consagrados pelo público, Anderson Nogueira atua como produtor musical, sendo responsável por vários sucessos brasileiros.

Conheça o curso de bateria do Anderson Nogueira.

 

Cleverson Silva

Cleverson Silva está entre os melhores bateristas sertanejos do Brasil. Ele começou a tocar ainda criança e, hoje, possui uma carreira nacional e internacional consolidada. Além disso, ele já participou de projetos de um dos maiores produtores da música sertaneja, Dudu Borges. Para saber mais sobre Dudu Borges e os maiores produtores musicais sertanejos da atualidade, leia: Os Maiores Produtores Musicais do Brasil.

Além de Dudu Borges, ele também tocou com:

  • Ivete Sangalo,
  • Leonardo Gonçalves,
  • Michel Teló,
  • Alexandre Pires,
  • Roberto Carlos,
  • Ed Motta, entre outros.

Os internacionais:

  • Leslie Johnson,
  • Bob Mintzer,
  • Adam Rogers,
  • Randy Brecker e muitos outros artistas.

Também participou do The Voice Brasil, The Voice Brasil Kids, Pop Star, Globo 50 Ano, entre outros.

 

Diego Jean Vicente (DJV)

Diego Jean Vicente, também chamado de DJV, além de ser um dos melhores bateristas sertanejos do Brasil, é percussionista desde 2006. Ele possui vários trabalhos de sucesso ao lado de:

  • Jorge & Matheus,
  • Henrique & Juliano,
  • Bruno & Marrone,
  • Zezé di Camargo & Luciano,
  • Lucas Lucco,
  • Fábio Júnio
  • E, recentemente, participou da Turnê Luan 1977, do cantor Luan Santana.

 

Rafinha de Laia (o cara da mochila)

Rafinha de Laia ficou muito famoso, além de ser um dos melhores bateristas sertanejos do Brasil, por causa da sua mochila. Ele é o cara da mochila. Em vários fóruns na internet, as pessoas perguntam por que ele usa mochila e por que o bateristas usam mochila.

Rafinha de Laia atua muito no ramo gospel, tocando para grupos, como o Renascer Praise e os produtores Paulo César Baruk, Déio Tambasco e Esdras Gallo.

Além disso, trabalhou ao lado de Ivan Miyazato, um grande produtor musical – você pode saber mais sobre ele em Os Maiores Produtores Musicais do Brasil. Ele participou de alguns trabalhos de:

  • Gusttavo Lima,
  • Maria Cecília & Rodolfo,
  • Munhoz & Mariano,
  • Henrique & Juliano, entre outros.

 

Júnior Campi

Júnior Campi é um baterista e produtor formado no Conservatório de Música Gustav Ritller. Trabalhou ao lado de:

  • Cristiano Araújo,
  • Gusttavo Lima,
  • Henrique & Juliano,
  • Henrique & Diego,
  • Jorge & Mateus,
  • Daniel, Bruno & Marrone,
  • Aviões do Forró,
  • Zé Neto & Cristiano,
  • Maiara & Maraisa etc.

Ele começou participando de trabalhos de artistas da sua região, Goiânia, e logo recebeu o convite para trabalhar com Cristiano Araújo, que foi o grande momento da Carreira de Júnior Campi.

Além desses grandes artistas brasileiros, ele esteve ao lado de Pinocchio, Blener Maycom, Neto Schaefer, Dudu Borges e outros. Em nosso texto Os Maiores Produtores Musicais do Brasil você poderá conhecer mais sobre esses grandes mestres da música sertaneja.

 

Riquelme

Riquelme é um baterista que ficou muito conhecido na banda Aviões do Forró. Na verdade, o nome dele é Francisco Pedro Alves Dário, Riquelme é o nome artístico que ele escolheu quando recebeu o convite para tocar na banda Mastruz com Leite.

Riquelme entrou na Aviões do Forró em 2002, bem no início da banda e é considerado um dos bateristas que revolucionou o forró, por usar batidas mais lentas com influências de outros estilos musicais.

Mas, o que deixou o nome dele mais conhecido foram os bordões utilizados pelos vocalistas da banda: “taca o pau Riquelme”, “Riquelme, simbora meu batera”, “Riquelme na batera”. Isso mostrava a valorização do baterista na banda de forró, em vez do sanfoneiro, que sempre recebe os holofotes.

Atualmente, Riquelme integra a nova banda de carreira solo da ex-vocalista do Aviões do Forró, Solange.

 

Rod Bala

Rod Bala começou tocando em bandas pequenas de forró da sua região, Maranhão, e hoje é o baterista do Wesley Safadão. Além disso, ele também acompanha sua esposa, Márcia Fellipe, que é cantora de forró. Ele ficou conhecido por sempre ser chamado por Wesley Safadão: “Arrooocha, Rod Bala, na Batera, arrocha R10!”.

Além de atuar como baterista, ele é produtor musical de Wesley Safadão, Márcia Fellipe e de outras bandas.

 

Rafinha (R9)

Rafinha está entre os grandes bateristas do forró. Ele é apadrinhado pelo Rod Bala, que o levou para tocar com o Wesley Safadão. Atualmente, Rafinha reveza a bateria da banda do Wesley Safadão com o Rod Bala.

Leia: O tipo de bateria ideal para você

 

melhores bateristas sertanejos do brasil

Quem disse que tocas bateria é coisa de homem? Apesar de ainda haver muito preconceito contra as mulheres que tocam bateria, muitas se destacam no cenário nacional e internacional. Inclusive, existe um evento latino chamado Girls On Drums. Neste evento, os maiores destaques de mulheres bateristas e outras mulheres comparecem para fortalecer a ideia de mulheres bateristas e romper com o padrão que “bateria é coisa de homem”.

No cenário nacional, as principais mulheres bateristas que se destacam, são:

 

Vera Figueiredo

Vera Figueiredo considerada uma das melhores bateristas brasileiras.  Ela ficou conhecida internacionalmente por levar a música brasileira em suas turnês e era chamada de Queen Of Samba (Rainha do Samba).

Ela é idolatrada entre os bateristas. Vera Figueiredo sempre foi engajada em trabalhos internacionais e em fortalecer as mulheres na bateria e em levar a cultura brasileira para diversos países.

Nos anos 90, ela criou o Instituto de Bateria Vera Figueiredo (IBVF), um importante centro de estudo musical voltado à bateria e instrumentos de percussão. Hoje, o IBVF organiza festivais e concursos de música e Vera Figueiredo tornou-se palestrante e curadora de projetos musicais.

 

Lilian Carmona

Lilian Carmona é uma baterista que estudou na Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e na Ecole de Batterie Dante Agostini/Kenny Clarke, na França. Ela já gravou com artistas brasileiros, como Domiguinhos, Gal Costa, Nara Leão, entre outros e artistas internacionais, como Phli Wilson, Jon Hendricks, George Shearing, The Platters etc.

Além disso, ela já participou de musicais da Broadway, como A Bela e a Fera, Hair Spray, Chigago e muitas outras.

Ela já foi professora da Unicamp e, atualmente, é palestrante, professora da EMESP e tem uma banda instrumental.

 

Nina Pará

Nina Pará é uma baterista influenciada pelo rock. Ela já integrou várias bandas e participou de trabalhos de bandas, como Punkake, Kriptonita, Crats, Kavla etc. Ela também esteve junto com o cantor Landau em turnês pelo país.

Nina Pará começou a lançar álbuns solos há alguns anos. O primeiro foi Heartbeat. Atualmente, além de dar workshops e escrever para a Modern Drummer Brasil, ela toca com as bandas: Ronaldo e os Impedidos e Suck my magic, entre outros trabalhos da baterista.

 

Raiany Martins

Raiany Martins é uma baterista jovem, mas que já tem uma carreira sólida e experiência. Ela aprendeu a tocar bateria ainda na infância, mas foi na igreja que ela se aprimorou e se dedicou muito mais.

Ela já tocou com artistas como PG, Raiz Coral, Hope Hoots, Elyon Shamah, entre outros. Ela sempre costuma atuar no meio gospel e, atualmente, é baterista da banda da Priscila Alcântara. Além disso, ela também dá aulas e workshops pelo Brasil.

 

melhores bateristas sertanejos do brasil

Curso de Bateria

Se o seu sonho é tocar bateria, agora você pode aprender e aperfeiçoar a técnica fazendo aula de bateria com um dos melhores bateristas sertanejos do Brasil: Anderson Nogueira (Boi).

O Anderson Nogueira preparou um curso de bateria top que vai te ensinar desde como regular, montar a bateria aos ritmos sertanejos.

As aulas de bateria do Anderson Nogueira estão dividas em nove módulos:

No módulo 1, você vai aprender toda a parte introdutória, montagem, regulagem do banco, postura, como segurar as baquetas, peças, linguagens, timbra e afinação e a primeira parte de ritmo.

Anderson Nogueira, no módulo 2, a ensina os contratempos de caixa, bumbo e de bumbo e caixa, dicas de desenvolvimento, exercícios para iniciantes e levadas e swing.

O módulo 3, as aulas de bateria, são sobre a segunda parte de ritmos, conceitos, dinâmica, acentuação, ligadura. Você vai aprender a fazer marcação com o chimbal, a fazer viradas, usar o pedal duplo e ghost notes.

O módulo 4 fala sobre os ritmos sertanejos, variação dos ritmos e limpeza, venera, arrocha, batidão e você terá exercícios avançados para praticar tudo o que aprendeu.

No módulo 5, você vai descobrir os segredos das gravações e do palco, vai aprender como se integrar, analisar e assumir os projetos, como valorizar-se no mercado sertanejo e muitos mais!

Além do curso de bateria inteiro, você terá acesso aos vídeos exclusivos da batera na gravação do DVD In The Cities, do Cristiano Araújo. E você ganhará acesso ao material do Douglas Inácio:

  • Treinamento WhatsApp Marketing ,
  • E-book Os 15 Segredos para o Sucesso no Youtube,
  • E-book Youtube Para Música,
  • E-book Youtube Celebridade,
  • E-book Live Matadora.

Faça aula de bateria com o Anderson Nogueira e aprenda a tocar bateria com o melhor!

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

1 Comentário

  1. […] Leia: O tipo de bateria ideal para você e Os Melhores Bateristas Sertanejos do Brasil […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *