Você sabe o que é Crowdfunding?

Você sabe o que é Crowdfunding?

Se você precisa de investidores para alguma ação em qualquer área, leia esse artigo. Preparamos uma dica que pode te ajudar a conseguir recursos para impulsionar sua carreira de maneira independente. Entenda como funciona o crowdfunding e como é fácil criar uma campanha para arrecadar fundos para o seu projeto musical.

Leia: Grandes empresários sertanejos: Conheça os grandes nomes que dominam o mercado

Mas… o que é Crowdfunding?

Traduzido do inglês, crowdfunding significa financiamento colaborativo. É, basicamente, quando várias pessoas (comuns) contribuem com valores diversos por alguma causa. Ou seja, um cantor, por exemplo, que deseja gravar seu primeiro CD, mas não tem os recursos necessários, faz uma campanha pedindo dinheiro para atingir a meta necessária para que ele possa realizar seu projeto. Existem investimentos por crowdfunding em diversas áreas: causas ativistas, ONGs, teatro, música, empreendedorismo etc. O crowdfunding é também uma forma de testar o público e o engajamento das pessoas em seu projeto.

Quem inicia esse tipo de campanha para arrecadar dinheiro, precisa convencer o público de o quão importante é o seu projeto, sonho. Para isso, é possível oferecer “recompensas” para quem ajuda com certas quantias. CDs, autógrafos, camisetas, agradecimento nas redes sociais e shows são alguns dos produtos comuns oferecidos a quem contribui.

Vários músicos recorrem à ferramenta para conseguir gravar CDs. Eles costumam preparar kits com esses produtos, oferecendo por vários valores, mas depende do tamanho do pacote oferecido e da meta escolhida.

E como faz?

Se você deseja iniciar esse tipo de campanha, existem várias ferramentas online que podem te ajudar. Um exemplo é o Kickante que é bem fácil de usar. Como de praxe, primeiro você cria um login e preenche um formulário.

o que é crowdfunding

Segundo o site, os músicos são os que mais utilizam a plataforma de crowdfunding Kickante. Eles oferecem dois tipos de campanha: Tudo ou Nada – a pessoa recebe o dinheiro apenas se atingir sua meta, caso contrário, eles se responsabilizam em devolver o dinheiro para quem contribuiu – e Flexível – o dinheiro será repassado para o autor independente de ter ou não atingido a meta.

Leia: Como conseguir um investidor musical

Os contribuintes podem escolher a forma como desejam pagar, seja cartão de crédito ou boleto bancário, e também há a possibilidade de parcelar o valor a ser doado.

Não é necessário pagar para criar uma campanha (ufa!). Contudo o site cobra uma taxa de 12% sobre o valor arrecadado se o usuário conseguir atingir sua meta. Caso ele escolha a campanha flexível, se não atingir a meta, o site cobra 19,5% do valor arrecadado antes de repassar para o pedinte.

O legal é que, quem começa alguma campanha no site, recebe o acompanhamento de um dos atendentes, principalmente, para tirar dúvidas.

O crowdfunding é uma boa alternativa para quem já tem algum tipo de engajamento nas redes sociais. Mas não é só para pedir dinheiro. Quem não pode contribuir com dinheiro, pode ajudar compartilhando a campanha nas redes sociais (Facebook, Twitter etc.), já que divulgação fica por conta do criador da campanha. Então, para quem já tem um público, é mais fácil conseguir espalhar a ideia e fazer as pessoas comprarem o projeto.

Leia: Marketing Musical: Por que usar mídias sociais?

Casos de Sucesso Kickante na música

Se você chegou até o final do texto, vale a pena conferir lá no site do Kickante. Olhe as campanhas dos outros e veja se esse tipo de financiamento viria a calhar no seu projeto.

Mariana Nolasco 

o que é crowdfunding

A cantora apostou em uma campanha Tudo ou Nada e conseguiu ultrapassar a meta. Veja aqui todos os detalhes as campanha dela e os kits oferecidos www.kickante.com.br/mariana-nolasco.

Leia: DIY Marketing Musical Digital

Vivendo do Ócio

o que é crowdfunding

A banda vivendo do ócio fez uma campanha Flexível. Ou seja, mesmo que a meta não fosse atingida, o valor arrecadado seria repassado. Assim como na campanha da Mariana Nolasco, a meta foi ultrapassada. Conheça mais a campanha deles www.kickante.com.br/vivendo-do-ocio.

 

Se você está buscando um investidor na música, cadastre-se em nosso site para repassarmos o seu trabalho para nossos parceiros Seja visto por um empresário ou Investidor.

 

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

2 Comentários

  1. […] Uma forma alternativa de obter recursos para a elaboração de um trabalho é o crowdfunding. Mas o que é crowdfunding? crowdfunding é um financiamento coletivo que pode ser feito dentro de plataformas próprias para isso, com o Kickante. Temos uma postagem que ensina a usar a ferramenta e mostra alguns casos de sucesso na música, você pode ler Você sabe o que é Crowdfunding?. […]

  2. […] Uma forma alternativa de obter recursos para a elaboração de um trabalho é o crowdfunding. Mas o que é crowdfunding? crowdfunding é um financiamento coletivo que pode ser feito dentro de plataformas próprias para isso, com o Kickante. Temos uma postagem que ensina a usar a ferramenta e mostra alguns casos de sucesso na música, você pode ler Você sabe o que é Crowdfunding? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, tudo bem?