Vamos falar de Luan Santana! Um grande artista que tem vários pontos fortes. Mas o que iremos abordar agora, com certeza, vai te deixar bastante curioso para entender os atributos que fazem esse artista ter o poder de contexto.
O poder de contexto
Algumas características importantes das pessoas com fortes talentos em contexto são perspectiva e histórico. Elas valorizam o ponto de vista retrospectivo e acreditam que é o lugar onde as respostas estão. Elas olham para trás para entender o presente e o passado. Essas pessoas podem discernir modelos para o direcionamento. Ao contrário do esperado, elas se tornam mais sábias e confiantes em relação ao futuro, porque elas veem as suas sementes quando são plantadas no passado.
E o que isso tem a ver com Luan Santana? Óbvio, novamente, não é a única característica dele, mas ele tem esse poder de contexto. Quem enxerga a carreira dele e, principalmente, aqui no Brasil, que temos o diretor, produtor e outros profissionais envolvidos, não sabe que o próprio Luan Santana pensa no contexto.
No caso do cenário, Luan Santana constrói várias coisas para a carreira dele e cria uma série de contextos. Então, todos esses temas relacionados a construção de cenário, planejamento do DVD etc. saem da cabeça dele. Quando você ouve a música falando dos dois filhos e um cachorro, tudo aquilo faz parte de um processo. Ele recebe músicas para caramba, mas escolhe as que estão dentro do contexto da carreira dele.
Em uma gravação de DVD, ele passou todo um contexto relacionado as mulheres. Foi um DVD mais futurista. Em seu último DVD, ele criou um contexto relacionado a game e tudo mais. Ele tem essas ideias e contextualiza muito bem, dá muito certo. Essa é uma característica dele e a verdade é que muitas pessoas não enxergam a participação dele nessa área. O poder de contexto é uma das habilidades de Luan Santana e, com certeza, de quem acompanha ele. E mesmo se ele fosse um profissional do backstage, seria bem-sucedido, porque ele tem essa visão relacionada todos os pontos que os fãs enxergam. Isso vai desde o corte de cabelo e toda a questão de fotografia, todo conceito tem contexto e ele faz isso muito bem.
Luan Santana
Luan Rafael Domingos Santana nasceu no dia 13 de março de 1991 em Campo Grande. Filho de Amarildo Domingos, um bancário e de Marizete Santana. Em decorrência do trabalho do pai, morou em Maringá, Manaus e Ponta Porã. Desde pequeno, Luan já gostava de cantar e percebendo o talento do filho, seu pai o presenteou com um violão. Desde então, Luan cantava dedilhando o instrumento.
Com 14 anos, incentivado por alguns amigos e familiares, realizou uma festa para fazer sua primeira gravação. O local escolhido foi Jaraguari, cidade natal de seus pais e vizinha de Campo Grande. A música escolhida foi “Falando Sério”. Com um gravador amador, Luan fez a gravação da música, mas depois, não aprovou o resultado final e quebrou o CD. Um amigo, que ficou com uma cópia, postou no YouTube e logo se espalhou pela internet. O público começou a cobrar a música nas rádios de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná.
Carreira
Em agosto de 2007, na pequena cidade de Bela Vista (MS), Luan Santana subiu ao palco pela primeira vez. Na época, ele não cantava profissionalmente, nunca havia gravado sequer uma música em estúdio, mas foi contratado para este show devido ao sucesso que ele fazia nas rádios da região com a música “Falando Sério”. A partir daí, a agenda de Luan começou a ser dividida entre os estudos e os shows que começaram a ser marcados. Com agenda lotada de shows durante todo o ano de 2008. No ano seguinte, foi lançado seu álbum de estreia, Tô de Cara, que vendeu mais de 50 mil cópias, sendo certificado com ouro pela ABPD. Assim que o CD ficou pronto, duas músicas começaram a aparecer como as preferidas do público de Luan Santana – “Tô de Cara” e “Meteoro”. Com isso, ele começou a ser um dos artistas mais executados das rádios do Brasil. Em poucas semanas, o videoclipe de “Meteoro” atingiu a marca de 10 milhões de acesso no Youtube. No verão de 2009, começou a explosão do jovem cantor, Luan quebrou todos os recordes de público nas cidades por onde se apresentou, conquistando cada vez mais fãs e seguidores por onde passou.
Com o sucesso das músicas do primeiro CD, em agosto, ele novamente é convidado a participar da ‘Festa do Peão de Barretos’ e, dessa vez, se apresentou para um público de 50 mil pessoas, que cantaram junto com ele seus principais sucessos. Luan recebeu destaque da mídia especializada de Barretos que o consideraram um dos maiores exemplos de ‘fenômeno da música sertaneja’. Já que a agenda lotada não permitia que Luan Santana parasse e entrasse em estúdio para gravar o segundo CD, ele decidiu que o trabalho seria ao vivo e gravado em diversas cidades do Brasil por onde apresentava seu show. Luan Santana – Ao Vivo foi lançado ainda em 2009. Viajando por todo Brasil para mostrar seu novo trabalho, Luan leva para estrada um espetáculo de luzes, som e efeitos especiais com uma grande produção, digna de um grande artista, que o Brasil já começa a conhecer, por meio do inconfundível timbre de voz e pelo carisma que tem no palco – marca registrada deste jovem, que prometeu mexer com o mercado sertanejo. Luan Santana participou de grandes eventos sertanejos, como Caldas Country, Festa do Peão de Barretos, além das principais Festas de Peão e Exposições Agropecuárias de todo Brasil. A agenda de Luan Santana fechou o ano de 2009 com 300 shows realizados pelo Brasil, com média de 25 apresentações por mês; ele levou até seu público, um grande espetáculo, porque Luan Santana se dedica a fazer o que ele mais gosta: Cantar.
Ao Vivo no Rio e Quando Chega a Noite
Contratado pela gravadora Som Livre, em novembro de 2009, Luan lança seu primeiro DVD Luan Santana – Ao Vivo que foi gravado em agosto do mesmo ano, no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande. O álbum chegou às lojas no início de dezembro. Durante o prêmio Melhores do Ano, no Domingão do Faustão da Rede Globo em 2009, Luan foi vencedor na categoria Revelação do Ano. O novo trabalho chegou às lojas em dezembro e em poucos meses o cantor já foi premiado com o CD e DVD Duplo de Platina, registrando a marca de 300 mil CD e DVD vendidos e fechando o ano de 2010 como o maior vendedor de discos do Brasil, segundo a ABPD. O segundo álbum ao vivo do Luan Santana, intitulado Luan Santana Ao Vivo no Rio, foi gravado em dezembro de 2010 na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O cantor apresentou uma megaprodução que teve direito a até uma catapulta – a mesma que Michael Jackson desenvolveu e usou em vários de seus shows. O músico apresentou 15 canções inéditas, entre elas “A Bússola”, “Não Era pra Ser”, “Super-Herói” e “Palácios e Castelos”. O cantor também recebeu Ivete Sangalo para cantar outra música inédita: “Química do Amor”.
Ele cantou, além de Adrenalina, outras quatro músicas de seus três primeiros CDs: “Tô de Cara”; “Meteoro”; “Você não Sabe o que É Amor” e “Vou Voar” (essa com mais efeitos visuais). Além disso, impressionou os fãs com um número de ilusionismo. Sob a assessoria do ilusionista Issao Imamura, o cantor “voou” bem alto até o teto da arena, içado por uma corda de aço. Depois de Ivete, ele se apresentou ao lado da cantora espanhola naturalizada mexicana Belinda Peregrín, na canção “Meu Menino”, “Minha Menina”, mais uma exclusiva. Luan também cantou com
Zezé di Camargo & Luciano. Segundo a assessoria de Luan, foram investidos R$ 4 milhões na produção do DVD, que ainda contou com um staff de 800 profissionais e em torno de 25 carretas para transportar equipamentos
Em abril de 2012, lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado Quando Chega a Noite, traz as faixas mais recentes do cantor, incluindo “Nêga”, “Você de Mim Não Sai” e “Incondicional”. Comparado aos seus lançamentos anteriores, “Quando Chega a Noite” tem cunho autoral, com Luan compondo sete das 17 faixas do álbum. Foi lançado com show do cantor em São Paulo.”Esse disco tem a minha cara: fiz sete músicas, ou seja, é o trabalho com mais composições minhas até hoje”, revela. O CD é produzido pelo próprio Luan com a ajuda de Fernando Zorzanello Bonifácio, da dupla Fernando & Sorocaba, parceiros de longa data de Luan. A faixa “Você de Mim Não Sai” virou trilha sonora da novela Avenida Brasil da Rede Globo.
O Nosso Tempo É Hoje e Acústico
Em junho de 2013, Luan lançou simultaneamente seu primeiro extended play (EP) intitulado “Te Esperando”, contendo a faixa homônima e “Sogrão Caprichou” como faixas de trabalho, e “As Melhores… Até Aqui”, sua primeira coletânea. Em julho de 2013, Luan gravou seu terceiro DVD O Nosso Tempo É Hoje na Arena Maeda, em Itu, interior de São Paulo. O show teve como ideia inicial construir um mundo do Luan e de seus fãs, assim a área do show foi fechada em 360° fazendo com que as pessoal ficassem ligadas no show e um espetáculo nunca feito antes no Brasil. O show que trouxe uma onda, mas tecnológica para o show com vários efeitos especiais que contou com características de uma rave, como tintas neons, animadores entre outros que contaram para a animação do público, com Joana Mazzucchelli como diretora. Flores de lótus como chafarizes faziam parte do palco, juntamente com os camarotes em forma de uma “cabana”. O DVD foi baseado em produções internacionais e a gravação custou R$3,5 milhões. Cerca de 5 mil pessoas também assistiram ao show em salas de cinema pelo Brasil. A gravação foi então lançada em 21 de outubro de 2013, com “Tudo Que Você Quiser” como primeiro single do projeto.
No mesmo mês, com a passagem do
Papa Francisco pelo Brasil e a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, Luan foi um dos artistas que se apresentaram no palco do evento e cantou “Oração de São Francisco” diante de 3 milhões de fiéis na Praia de Copacabana. Também em julho, o cantor se apresentou no Brazilian Day em Tóquio, Japão. Luan estreou a turnê do disco “O Nosso Tempo É Hoje” nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014 no Citibank Hall em São Paulo, e percorreu todo o país. O palco também possui a presença de uma tecnologia bem valorizada por efeitos especiais, com 155 módulos de LED, 48 moving lights e 16 jarags, formando painéis de iluminação. Em 2014, participou da versão brasileira da canção “Bailando”, um dueto com o cantor espanhol Enrique Iglesias. Esta versão foi incluída na compilação Duetos do cantor, lançada mais tarde naquele ano. O quarto DVD dele, Acústico, foi gravado em dezembro de 2014 nos Estúdios Quanta, em São Paulo. O projeto foi de temática Anos 60, onde todos os convidados que foram escolhidos a dedo pelo cantor e sua equipe e estavam vestidos a caráter da época. A gravação foi lançada no dia 14 de abril de 2015 pela Som Livre, contendo os singles “Eu Não Merecia Isso” e “Escreve Aí”, que alcançaram o topo da parada Brasil Hot 100 Airplay.
Presente: 1977
Em agosto de 2016, Luan gravou seu quinto álbum ao vivo e DVD no Polo Cinematográfico de Paulínia. 1977, o título e conceito celebra as mulheres, foi lançado no dia 4 de novembro do mesmo ano. 1977 foi o ano da criação do Dia Internacional da Mulher pela ONU. O projeto conta com as participações das cantoras Ana Carolina, Anitta, Ivete Sangalo, Marília Mendonça, Sandy e da atriz Camila Queiroz. Antes de seu lançamento oficial, o DVD foi exibido em diversas salas de cinema do País. O CD atingiu o pico de número dois na tabela de álbuns da ABPD, enquanto o DVD atingiu o número um no chart de DVDs. Os singles “Eu, Você, o Mar e Ela” e “Dia, Lugar e Hora” se tornaram número um nas rádios. Sobre o conceito de 1977, Luan comentou: “Quis celebrar a mulher nesse DVD. Seria só um registro em vídeo antes. O mais legal é que mostra tudo, desde o momento em que tive a ideia. Todo processo de criação”. “Acordando o Prédio” foi lançado como terceiro single do álbum em janeiro de 2017 e atingiu o topo da tabela Hot 100 Airplay. “Mesmo Sem Estar” foi lançada como quarto single de 1977 no dia 29 de junho de 2017.
Álbuns
Álbuns de estúdio
Tô de Cara (2009)
Quando Chega a Noite (2012)
1977 (2016)
Álbuns ao vivo
Ao Vivo (2009)
Ao Vivo no Rio (2011)
O Nosso Tempo É Hoje (2013)
Acústico (2015)
Viva (2019)
Extended play (EPs)
Te Esperando (2013)
Live-Móvel (2018)
Coletâneas
As Melhores… Até Aqui (2013)
Duetos (2014)
Curiosidades
Na época da escola, Luan Santana tinha duas matérias que mais gostava: história e biologia.
O cantor diz ser fã da saga criada por J K Rowling, Harry Potter.
Um livro que marcou a vida de Luan foi “A menina que roubava livros”, ele diz ser um de seus favoritos.
Luan Santana é um grande fã do cantor Roberto Carlos, e um de seus sonhos é gravar uma música com o rei.