Anitta: um exemplo de adaptabilidade

Anitta: um exemplo de adaptabilidade

Hoje, vamos abordar um dos pontos fortes da Anitta: a adaptabilidade. De acordo com os especialistas em comportamento, as “pessoas excepcionalmente talentosas do tema adaptabilidade preferem aceitar as coisas conforme acontecem. Elas tendem a serem pessoas centradas no ‘agora’, que aceitam as coisas como as recebem e descobrem o futuro um dia a cada vez”.
Anitta tem a marca da adaptabilidade como ponto forte, por ela ter passado por adaptações rítmicas, adaptação de nome, plásticas e também sobre a adaptação de sua linguagem para com o público. Uma época, a linguagem foi com o público mais adolescente, LGBT e, agora, um público mais adulto. Anitta tem, de fato, essa marca.

Anitta

Larissa de Macedo Machado ou, simplesmente, Anitta. Nascida em Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, em 30 de março de 1993. Ela é a filha mais nova da artesã paraibana Miriam Macedo com o vendedor mineiro Mauro Machado. Começou a carreira aos 8 anos de idade cantando no coral da Igreja Santa Luzia no bairro Honório Gurgel no Rio de Janeiro por intervenção de seus avós maternos. Desde essa época, já queria ser artista, rica e famosa.

Início de carreira

Em 2010, Anitta foi convidada pelo então produtor da gravadora independente Furacão 2000, Renato Azevedo (conhecido como “Batutinha”), para realizar alguns testes, após ele ter visto conhecer um de seus vídeos. Depois de ser aprovada, ela assinou com a Furacão 2000. Em entrevista, o produtor disse que se impressionou com sua voz e performance no palco, no estilo stiletto, que consiste na dança com salto alto. No final daquele ano, a cantora lançou sua primeira canção nas rádios do Rio de Janeiro, o single promocional “Eu Vou Ficar”, que acabou entrando no DVD Armagedom lançado pela Furacão. Um ano depois, a música “Fica Só Olhando” foi apresentada na segunda versão do DVD. Sua primeira aparição em um programa de TV foi no Domingão do Faustão, da Rede Globo, em um quadro que era exibido apenas pela internet. No entanto, sua primeira vez na televisão de fato foi em 16 de maio de 2012 no Cante se Puder, do SBT, onde ela cantou a música “Exttravasa”, de Claudia Leitte, num copo de cerveja. Quem quiser conferir esse momento basta clicar aqui e ver o vídeo. Em junho de 2012, a empresária Kamilla Fialho, vendo uma apresentação de Anitta no palco, resolveu a empresariar, pagando uma multa de duzentos e vinte e seis mil reais que a gravadora exigia para liberar a cantora.

Os primeiros sucessos

Em janeiro de 2013, o sucesso de “Meiga e Abusada” no Rio de Janeiro, que entrou no top dez das músicas mais pedidas das rádios brasileiras, rendeu um contrato com a gravadora Warner Music. Em maio do mesmo ano, veio o trabalho que consagrou Anitta, “Show das Poderosas” teve grande uma repercussão na mídia, tornando o vídeo mais visto no YouTube no Brasil e ultrapassando 10 milhões de visualizações naquele mês. Além disso, contribuiu para que a música permanecesse por semanas no topo das mais vendidas na loja digital iTunes Brasil, e ainda tornando-se a terceira canção mais executada nas rádios do país no ano de 2013.

Álbuns

“Anitta” é o álbum de estreia da artista musical brasileira Anitta, lançado em julho de 2013 pela Warner Music. O álbum contém o hit que consagrou a cantora “Show das Poderosas”. “Ritmo Perfeito” é o segundo álbum de estúdio da Anitta. Foi lançado em junho de 2014 pela Warner Music, junto com seu primeiro CD e DVD ao vivo, Meu Lugar. “Bang!” é o terceiro álbum, lançado em outubro de 2015 pela Warner Music. O álbum alcançou a terceira posição entre os mais vendidos no Brasil, vendendo 250 mil cópias até janeiro de 2016. “Kisses” é seu quarto álbum. Ele foi lançado em abril de 2019. Seguindo a proposta de “Kisses” foi de ser um álbum trilíngue, para as línguas espanhola, inglesa e portuguesa. Além disso, foi um projeto visual, cada canção possui seu próprio vídeo musical. O álbum é, basicamente, focado em ritmos latinos como pop latino e reggaeton.

Parcerias

Ela não se contenta só com o Brasil, a quantidade de parcerias internacionais da cantora vem crescendo cada vez mais. Anitta fez diversas parcerias de sucesso.

Ginza

Anitta iniciou sua série de parcerias internacionais fazendo um feat com o colombiano J Balvin. Em fevereiro de 2016 saiu o clipe de “Ginza”.

Sim ou Não

Ela e Maluma lançaram “Sim ou Não”, em julho de 2016. Uma letra misturada em português e espanhol que bombou nas redes, apesar de alguns desentendimentos na fase de divulgação e combinados profissionais entre os artistas.

Switch

Em maio de 2017, Anitta surgiu com uma participação especial no single da rap australiana Iggy Azalea, “Switch”. O curioso foi o não lançamento oficial do clipe por conta de uma suposta briga entre as cantoras, mas, um dia depois do lançamento da música, o vídeo caiu na rede e acabou se tornando público. A única apresentação ao vivo das duas juntas em público foi ainda em maio, no programa de Jimmy Falon.

Sua Cara

Já um ano depois, em julho de 2017, a cantora apostou em conjunto com Pablo Vittar em um feat com o bombado grupo de música eletrônica Major Lazer, “Sua Cara”, também com um ritmo latino forte e a letra em português. Mais um hit pra conta e uma indicação ao Grammy Latino.

Projeto Check Mate

O projeto “Check Mate”, em que a cantora se desafiou a lançar uma música por mês a partir de setembro até o fim do ano. E concluiu com sucesso. A primeira parceria foi com Poo Bear, hit nomeado “Will I See You”, inovando como primeira música interpretada inteiramente em inglês por Anitta. “Is that for me” veio em outubro, junto com o DJ sueco Alesso, de grande notoriedade mundial. Segundo Anitta, o clipe foi gravado no meio da Amazônia pra dar visibilidade a questões ambientais.Em novembro foi a vez do colombiano J. Balvin estrelar novamente com Anitta com a música “Downtown”. Para finalizar o projeto com maestria, a cantora lançou em dezembro, gravado em plena favela do Rio de Janeiro, o hit “Vai, Malandra”. Com vários parceiros, a música teve Major como feat. internacional da vez.

Machika

No começo de 2018, ela voltou a gravar com J Balvin e juntos gravaram “Machika” em parceria com o latino Jeon, criador do hit.

Medicina

Nesse hit, a parceria foi nos bastidores. “Medicina” é de compositores venezuelanos e direção de clipe colombiana. O hit, de letra em espanhol, foi lançado em julho de 2018.

Jacuzzi

Em outubro de 2018, veio a parceria com Greeicy. Anitta e a cantora e atriz colombiana mostraram muita química no clipe “Jacuzzi” .

Goals

“Goals”, lançado em novembro de 2018, foi mais uma parceria internacional de bastidores. O brilhante Pharrell WIlliams foi quem presenteou Anitta com a letra inglesa para o álbum Solo.

Veneno

“Veneno” veio em novembro de 2018, com a voz de fundo do mexicano Delian.

Bola Rebola

Dessa vez com a dupla de djs brasileiros Tropikllaz e em um feat. com Mc Zaac, a dupla Anitta e J Balvin lançou mais um hit. Também em novembro de 2018, “Bola Rebola” teve clipe gravado em Salvador e um clima bem brasileiro com um toque de funk.

Mala Mía

Dezembro de 2018 foi a vez de retomar a parceria com Maluma. Depois dos desentendimentos profissionais após “Sim ou Não”, em 2016, quando os dois até deixaram de se seguir no Instagram, Anitta se juntou com a cantora america Becky G para lançar “Mala Mía” com o colombiano.

R.I.P.

Em março de 2019, o single “R.I.P.”, de Sofia Reyes, contou com participação especial da cantora brasileira. Em um “feat.” juntamente com a britânica Rita Ora.

Kisses

Em “Kisses” muitos artistas internacionais trabalharam nessas faixas, como o rapper Snoop Dog, Becky G, o porto-riquenho DJ Luian, o grupo Mambo Kingz, o rapper Swae Lee, Chris Marsh, Prince Royce e a volta de Alesso.

Imagem Pública

A cantora foi listada pela revista Vogue como uma das 100 pessoas mais influentes e criativas do mundo. Anitta foi escolhida para o ranking por causa do seu engajamento em prol da positividade e de exibir sua imagem sem retoques no vídeo de “Vai Malandra”. Dom Phillips, do The Guardian, afirmou que o videoclipe de “Vai Malandra” desencadeou um debate feroz no Brasil, expondo as linhas de falhas sociais do país, que lidam com questões de desigualdade, racismo, abuso sexista e apropriação cultural. Para gravar o videoclipe, Anitta foi até o Morro do Vidigal, uma favela do Rio de Janeiro, e usou um biquíni de fita isolante, tranças no cabelo e um tom de pele mais escuro que o seu natural para compor seu visual. Após atingir o sucesso, Anitta associou sua imagem à diversas marcas. Muitas vezes, referida como um “case de marketing”, Anitta afirmou sentir-se elogiada quando a descrevem dessa forma. Ela explicou: “Eu fico feliz quando vejo que as pessoas acreditam que eu seja um caso de marketing, porque sou eu que faço meu marketing. Estudei marketing, me formei em administração num curso pré-faculdade, tive aula de marketing, todo meu marketing sou eu que planejo, sou eu que faço, então me sinto elogiada quando vejo as pessoas dizendo isso”. Ela ainda descreveu como “co-branding” a sua estratégia de se associar com artistas estrangeiros com o intuito de levar seu trabalho a outros mercados.

Prêmios e indicações

Anitta já foi nomeada em diversas premiações importantes, nacionais e internacionais. Em 2013, obteve três indicações ao Prêmio Multishow nas categorias “Artista Revelação”, “Melhor Clipe” e “Música Chiclete”, tendo vencido as duas últimas. No mesmo ano, foi indicada aos Meus Prêmios Nick em mais duas categorias: “Cantora Favorita” e “Revelação Musical”, mas não venceu na ocasião. No final de 2013, foi eleita como a artista brasileira do ano pelo iTunes. Ainda em 2013, ela foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a “revelação do ano” e pela revista Forbes uma das 100 celebridades mais influentes do Brasil, tornando-se a mais jovem artista a figurar-se em tal publicação. Em 2014, recebeu sua primeira indicação ao Grammy Latino e tornou-se a cantora brasileira mais jovem a apresentar-se no Grammy. Também recebeu sua primeira indicação ao MTV – Europe Music Awards na categoria “Best Brazilian Act”, mas o prêmio foi para a cantora Dulce María na terceira fase da premiação. Novamente, em 2014, a cantora recebeu nomeações em duas categorias ao Prêmio Multishow, embora não tenha vencido nenhuma. Conseguiu o prêmio de “Música do Ano” por “Show das Poderosas” no Prêmio Globo de Melhores do Ano. Anitta ainda ganhou troféu pelo Festival da Música, sendo a cantora homenageada do ano de 2014. Recebeu também em 2015 um prêmio na famosa premiação Jovem Brasileiro como “Melhor Cantora Jovem”. No ano de 2015, Anitta ganhou o troféu de Melhor Cantora no prêmio Geração Glamour. Indicada pelo terceiro ano consecutivo, a cantora levou dois prêmios das seis indicações nos prêmios Multishow e foi a grande vencedora da noite, vencendo nas categorias “Melhor Show” e “Melhor Música”. Anitta conquistou dois troféus na MTV – Europe Music Awards: na categoria “Best Brazilian Act” e “Worldwide Act: Artista América Latina”, se tornando a primeira cantora brasileira a conquistar os prêmios. Ainda em 2015, foi eleita pela revista VIP a “mulher mais sexy do mundo”. Em 2016, foi indicada pela terceira vez ao EMA, vencendo na categoria de “Melhor Artista Brasileiro”. Ela concorreu com os cantores Tiago Iorc, Ludmilla, Karol Conka e Projota. O resultado da premiação foi revelado no dia 6 de novembro em Roterdã, na Holanda. Em novembro de 2017, na sétima edição do prêmio Men of the Year, concedido pela revista masculina GQ, Anitta foi eleita a Mulher do Ano por conta de sua projeção no cenário musical internacional. Ela já ganhou o prêmio iHeart Music Awards na categoria Social Star (Estrela das Redes Sociais).

10 maiores curiosidades sobre Anitta:

1- Anitta é simples e já foi taxada de “pão-dura”. Em viagens aos Estados Unidos, reclama até dos preços das camisetas. 2- Ela tem um único amor da vida, chamado Daniel Trovejani. Eles se conheceram em uma balada e tiveram um lance, mas o rapaz era apaixonado pela ex-namorada. Anitta lidou com isso numa boa a até o ajudou a reconquistar a jovem. Mas, segundo Dias, ela segue apaixonada por Trovejani. 3- Anitta é bissexual desde sempre, mas só se assumiu em 2018, dias antes do clipe de Não Perco Meu Tempo, em que beija 28 pessoas. 4- Ela foi enganada duas vezes por empresários: a primeira vez por Rômulo Costa, da Furacão 2000, e a segunda vez por Kamilla Fialho, da K2L. 5- A funkeira fez procedimentos estéticos após sua empresária obrigá-la a mudar fisicamente para ficar mais “apresentável”. Anitta, porém, ficou sem transar por muito tempo depois disso. 6- Desde sempre queria ser celebridade internacional. Aproveitou a fama nacional para criar uma relação com Maluma, com quem cantou Sim ou Não, seu primeiro sucesso no exterior. 7- Quando era da Furacão 2000, Anitta (que quase nunca era ouvida pelos empresários), se manifestou certa vez contra decisões da equipe, mas ouviu de um colega: “Você pensa que é quem, Madonna?”. No ano passado, a funkeira anunciou parceria com a cantora americana. 8- Anitta já teve inúmeros namoros e affairs, mas, segundo Leo Dias, “ela gosta mesmo é de namorar”. 9- O pai de Anitta não foi presente na vida dela, mas apresentou à cantora o candomblé, de onde ela faz parte até hoje. 10- A maior inspiração da Poderosa é o avô dela, Pedro Júlio Macedo. Carioca, o homem amava música e sonhava em ser cantor, mas sua condição financeira não permitia. Ele tinha uma família para cuidar e a música, infelizmente, não garantia dinheiro. Macedo morreu em 2007, antes de Anitta sonhar em ser cantora famosa.

Anitta e Netflix

Em 2018, foi lançado um documentário sobre os bastidores da Anitta, de gravações de músicas, clipes e sobre as viagens. E a segunda temporada do documentário pode sair em 2020. Anitta vai mostrar detalhes de sua vida na segunda temporada de seu documentário para a Netflix. Viajando a trabalho por Madrid, na Espanha, a cantora entregou em entrevista ao programa “Vodafone Yu” que o lançamento da sequência acontecerá em 2020.
Douglas Inácio
Douglas Inácio
Douglas Inácio é empreendedor / infoprodutor paulistano, formado em Publicidade e Propaganda Pela Universidade São Judas Tadeu. Consultor de marketing com mais de 8 anos de experiência. Palestrante. Autor do Livro Youtube Para Música e criador dos cursos Marketing Sertanejo e Youtube para música. Já participou da fundação de diversas empresas de sucesso e atualmente se divide entre suas 2 empresas, uma em São Paulo (Produtora Quality) e uma no Ceará (Gráfica Fortaleza) é também empresário do cantor Marcello Vox. Sua paixão é compartilhar conhecimento na internet nos temas de desenvolvimento pessoal, marketing e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *