Claudia Leitte: a comunicação personificada

Claudia Leitte: a comunicação personificada

Vamos falar de Claudia Leitte, que tem como característica e ponto forte a comunicação. De acordo com os estudiosos no campo da psicologia dos pontos fortes, “Pessoas com fortes talentos de Comunicação gostam de explicar, descrever, apresentar e escrever. Seus talentos naturais lhes permitem trazer ideias e eventos à vida. Elas transformam pensamentos e ações em histórias, imagens, exemplos e metáforas.”

Claudia Leitte

Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira nasceu no dia 10 de Julho de 1980, em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Com apenas cinco dias de vida, mudou-se para Salvador. Seus pais, Ilna e Claudio, passavam muitas dificuldades para sustentar a filha e seus dois irmãos. Foi justamente essa dificuldade que deu a Claudia uma personalidade forte para lutar por um futuro melhor. Aos três anos de idade, subiu em um palco de restaurante e começou a cantarolar. Quatro anos mais tarde, montava sua própria banda infantil. Aos 10, aprendia sozinha a tocar violão com revistas de partituras e, aos 13, deu início ao trabalho profissional como backing vocal do cantor baiano Nando Borges. Mesmo trabalhando com o que mais gostava – a música -, Claudia Leitte chegou a cursar Direito e Comunicação Social, além de obviamente, Música. Por conta de sua carreira, abandonou os projetos acadêmicos e investiu na Banda Violeta, um grupo de forró com o qual a artista deu os seus primeiros passos. Seu talento foi reconhecido em 2000, com o conjunto “Nata do Samba”, ao lado do vocal Faustão e com os empresários Cal Adam e Manoel Castro. Em 2001, entrou para a “Cia do Pagode”, mas não durou muito tempo já que logo integraria a banda que consagrou sua carreira: o “Babado Novo”.

Carreira

O “Babado Novo” começou tocando em casas noturnas e carnavais fora de época de cidades nordestinas, mas rapidamente conquistou todo o Brasil. O sucesso foi tão repentino que, em menos de um ano, levou um Disco de Ouro pelo CD “Babado Novo”. Claudia Leitte, com seu carisma e irreverência, ganhou destaque ao cantar seus ritmos baianos misturados ao pop. A releitura do Rei Roberto Carlos, “Amor Perfeito”, foi o primeiro grande sucesso, seguido por hits como “Cai Fora”, “Eu Fico”, “Doce Desejo” e “Canudinho”. Em 2003, o grupo conquistou o Troféu Dodô e Osmar na categoria melhor banda e Claudia Leitte levou o de cantora revelação. Um contrato com a Universal Music consolidou de vez a banda que gravou o segundo álbum, “Babado Novo – Sem Vergonha ao Vivo”. Embora os anos de 2004 e 2005 tenham sido também muito promissores, alavancando com diversos prêmios e novos sucessos a estreia internacional (shows foram realizados na Flórida, Nova Jersey e Massachusetts), foi a partir de 2006 que a cantora começou a definir seu próprio estilo. O CD “Ver-te Mar” vendeu mais de 70 mil cópias e equipe já tinha uma agenda lotada de compromissos com gigantes como a Coca-Cola. Em 2007, a banda participou do Brazilian Day em Nova Iorque, tornando a mais nova mania do Axé. Em dezembro de 2005, foi lançada a canção “Bola de Sabão” que, em pouco tempo, tornou-se a canção mais exitosa da carreira na banda Babado Novo e o segundo maior de toda carreira de Claudia, conquistando com ele disco de diamante por download digital da canção, alcançou a primeira posição no gráfico brasileiro. Em 30 de dezembro de 2005, lançou o quarto álbum do grupo, sendo o primeiro álbum de estúdio, intitulado “O Diário de Claudinha”, vendendo mais de 120.000 cópias. Em 2006, lançou como single “Despenteia”, que levou o nome da turnê do Babado com a companhia de cosméticos capilares Seda, e “Piriripiti”. A música foi tema da novela da Rede Globo Cobras & Lagartos. Ambas conquistaram um sucesso enorme. Em janeiro de 2007, o grupo lançou a canção “Insolação do Coração”, que alcança a primeira posição nas paradas musicais brasileiras, tornando um dos maiores sucessos da carreira do Babado Novo. Em 16 de fevereiro, foi lançado o segundo álbum de estúdio, sendo o quinto da carreira, Ver-te Mar, tendo também uma edição especial que acompanha um DVD gravado em um show intimista na cidade de Salvador, na casa de eventos Trapiche Bernabé. Como singles, ainda foram trabalhadas as faixas “Doce Paixão” e “Pensando em Você”, ambas ficando em primeiro lugar nas paradas musicais do Brasil. No final de 2007, anunciou sua saída do Babado Novo e lançou seu primeiro single solo, “Exttravasa”, porém permaneu no grupo ainda até o Carnaval de 2008, onde cantou pela última vez no trio elétrico do grupo em Salvador.

Carreira Solo

Em 2007, lançou sua primeira canção em carreira solo, “Exttravasa”. A faixa, escrita com dois “T”s em referência ao seu sobrenome Leitte que trazia duas consoantes também. A canção foi a mais tocada nas rádios brasileiras daquele ano, tornou-se o maior sucesso de toda sua carreira, rendendo a cantora Disco de Diamante pelas 500.000 cópias vendidas do single, número um em diversas paradas musicais brasileiras, além de ter sido a música mais executada nas rádios do Brasil no ano de 2008. Em 2008, gravou seu primeiro álbum ao Vivo e DVD como cantora solo nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, trazendo como convidados Daniela Mercury, Badauí, vocalista da banda CPM 22, Wando, Gabriel, O Pensador e Carlinhos Brown e tendo um público estimado de 1 milhão de pessoas. Em maio do mesmo ano, lançou o segundo single, “Pássaros”. Em julho, deu início à sua primeira turnê, Exttravasa Tour, em São Paulo, uma série de 54 shows que passou pelo Brasil e países da Europa como Reino Unido e Portugal. Em junho, lançou seu primeiro álbum ao vivo, álbum Claudia Leitte ao Vivo em Copacabana. O álbum rendeu à cantora Disco de Ouro pelas 100.000 cópias vendidas do CD, Disco de Diamante duplo pelas 500.000 cópias vendidas do DVD, dois discos de Diamante por mais de 1 milhão de cópias digitais dos singles “Exttravasa” e “Beijar na Boca” e Disco de Platina por 100.000 cópias vendidas do single “Pássaros”.

Ao Vivo em Copacabana

Em 25 de novembro, foi lançado o terceiro compacto do trabalho, “Beijar na Boca”, faixa trabalhada visando o verão e o Carnaval 2009, que alcança a posição número um nas rádios brasileiras. Ainda em 2008, a cantora assinou contrato com os a tintura de cabelo Cor&Ton, pertencente à empresa Niely, e com o Guaraná Antarctica, onde participou também da websérie da marca, Os Guardiões. Em 2009, participou do Carnaval apenas 30 dias após dar à luz o seu primeiro filho. Em 15 de março, Claudia iniciou uma mini turnê de 15 shows intitulada de “Beija Eu Tour”. Em 24 de maio, lançou o quarto e último single do álbum, “Horizonte”, canção composta por um fã e dada de presente para a cantora. Em 2 de julho, estreiou sua terceira turnê nacional, a “Sette Tour”, título simbolizado pelo número de sorte da cantora e estilizado com dois “T”, inspirados em seu sobrenome artístico. O show que abriu a turnê foi realizado no Farol da Barra, em Salvador, levando 460 000 pessoas e contando com a participação do cantor Léo Santana, vocalista do Parangolé. No final do mesmo ano, inaugurou o primeiro ano do Navio Elétrico, um show realizado em alto-mar durante quatro noites dentro de um cruzeiro, evento que viria a ser realizado todos os anos a partir da data.

As Máscaras

Em outubro de 2009, lançou o single “As Máscaras”, que trazia um ritmo mais pop e marcando sua estreia na Sony Music, alcançando a terceira posição na Billboard Brasil e a primeira posição no ranking regional de Salvador da Billboard Brasil. Em fevereiro de 2010, durante o Festival de Verão Salvador, Claudia fez uma breve parceria com o cantor Akon. No dia 10 de abril, entrou para o Guinness Book por promover a maior junção de pessoas em beijos simultâneos da história. O recorde foi alcançado no Axé Brasil de 2009 por fazer 8372 casais se beijaram ao mesmo tempo ao som da canção “Beijar na Boca”. No mesmo mês, se apresentou com a turnê no Brazillian Day Miami, realizado no Bayfront Park, com um público de 320.000 pessoas. No dia 8 de maio, lançou a faixa “Famo$a”, em parceria com o cantor Travie McCoy. A terceira faixa foi lançada no dia 26 de julho de 2010, “Don Juan”, com participação especial do cantor Belo. A canção chegou a terceira posição na Hot 100, sua melhor posição foi em São Paulo, alcançando o primeiro lugar. Em seguida, a intérprete viajou para a África onde gravou o clipe da nova versão de “As Máscaras (Se Deixa Levar)” com participação da cantora africana Lira como parte da trilha sonora da Copa do Mundo de 2010. Em julho, lançou sua turnê Claudia Leitte Rhytmos Tour com início no Riocentro. Em novembro, Claudia foi convocada para participar do Grammy Latino, em Las vegas, onde concorreu pelo Melhor Álbum Pop Contemporâneo, não vencendo, porém, participando ao lado do ator mexicano Jaime Camil da entrega de um dos prêmios. No final do ano, lançou o quarto single do álbum, “Água”, escolhida para ser trabalhada durante o verão e o Carnaval do ano seguinte. No início de 2011, comandou o Réveillon da Cidade, onde lançou sua nova turnê chamada de Claudia Leitte Tour, show que contou com a participação do cantor Adelmo Casé da banda de eletropopaxé Negra Cor. “Água”, canção escolhida para ser trabalhada neste verão teve o clip gravado na Cidade Baixa e suas belezas naturais. No Carnaval de 2011, a apresentadora Hebe Camargo passou e comemorou seu aniversário de 82 anos no trio de Claudia. No final do mês de abril, foi lançado o single “Trilhos Fortes”, onde o videoclipe mostra imagens de momentos íntimos com a família e amigos e partes de diversos shows realizados no período de 2009 a 2010, dirigido por LP Simonetti e Inês Vergara. Em maio de 2011, a cantora participou da dublagem do filme Carros 2, da Disney, no qual deu voz à personagem Carla Veloso. No mês de julho, Claudia Leitte gravou em Miami o clipe da canção “Samba” com Ricky Martin, dirigido por Flavia Moraes. Em primeiro de agosto, liberou o single promocional “Elixir”, com a participação da banda Olodum. Em setembro, se apresenta no Miss Universo 2011, onde lançou o single promocional “Locomotion Batucada”, sua primeira canção em inglês. Em 7 de setembro, anunciou a gravação de um DVD, intitulado Verde e Amarelo, a qual seria gravado em duas partes, uma em Salvador de forma intimista e outra em no Estádio do Morumbi, em São Paulo, com seu show tradicional. Porém os planos acabaram sendo mudados e a cantora gravou o DVD apenas no Teatro Castro Alves, em Salvador. No mesmo mês, se apresentou no festival Rock in Rio.

Negalora e Axemusic

Claudia começou 2012 dando continuidade a turnê mais longa de sua carreira, intitulada de “Claudia Leitte Tour”. A turnê durou até 26 de julho de 2012 com 130 shows no Brasil e dois shows nos Estados Unidos. Durante o Carnaval de 2012 Claudia, Margareth Menezes e Fafá de Belém foram convidada por Ivete Sangalo para cantar com ela durante o tradicional Arrastão de Salvador, realizado no último dia de festa, dividindo os vocais em tradicionais músicas de Carnaval e outras das próprias artistas. Em 21 de março, lançou “Bem Vindo Amor” para promover seu futuro trabalho. Em maio, Claudia Leitte apresentou seis episódios do programa Superbonita do canal pago GNT. Em junho, foi convidada para se tornar jurada do reality show The Voice Brasil, da Rede Globo. Em 29 de agosto, foi lançado seu segundo DVD, Negalora: Íntimo, gravado de forma intimista. Em 13 de agosto, Claudia deu início a sua sétima turnê, “Sambah Tour”. Em 22 de setembro, lança a faixa “Largadinho”, que recebeu pouco tempo depois uma versão em inglês intitulada de “Lazy Groove” e uma versão com participação do cantor angolano Anselmo Ralph. A canção alcançou a 5ª posição no ranking Billboard World Digital Songs dos Estados Unidos. Aproveitando a divulgação da canção Claudia criou seu primeiro bloco de Carnaval, o Bloco Largadinho, onde a cantora desfilou três dias do Carnaval em 2013. Em 28 de janeiro de 2013, a Universal Music lançou uma coletânea digital com sucessos da Claudia Leitte e do Babado Novo intitulada de “Exttravase!” Em 7 de junho de 2013, foi lançada a canção “Quer Saber?”, com a participação do cantor Thiaguinho. Em 3 de agosto de 2013, gravou o terceiro DVD na Arena Pernambuco, em Recife, durante o festival O Maior Show do Mundo, que viria a ser lançado em 14 de janeiro de 2014 sob o título de Axemusic – Ao Vivo, o álbum alcançou o primeiro lugar no charts do iTunes Brasil, estreou em segundo na parada musical da ABPD e esgotou a primeira tiragem em menos de 24 horas. O álbum trazia a participação de artistas como Thiaguinho, Wesley Safadão, Naldo Benny, Luiz Caldas, Wanessa, Armandinho e Nação do Maracatu Porto Rico. O álbum vendeu cerca de 123.000 cópias no Brasil durante o ano de 2014, sendo um dos 25 mais vendidos no país no mesmo ano. As canções Claudinha Bagunceira, Tarraxinha e Dekolê foram lançadas como singles do álbum. Durante uma ação publicitária para as lâminas Gillette Vênus da P&G, Claudia lançou a canção Deusas do Amor com Ivete Sangalo.

Sette

Logo depois de promover sua produtora, a 2T’s Entretenimento, lançou seu primeiro EP, Sette. Para promover, “Matimba” foi escolhida como o primeiro single do álbum, alcançando a terceira posição na parada musical regional de Salvador da Billboard Brasil. Uma versão remix da canção “Matimba” foi lançada com participações dos rappers Big Sean e MC Guimê. Ainda em 2014, Claudia Leitte ganhou o troféu Melhores do Ano na categoria “melhor cantora”. Claudia foi eleita uma das principais protagonistas de 2014 em uma lista da “Veja São Paulo”, ganhando destaque na capa da revista. Durante o ano de 2014, Claudia permaneceu oito semanas no ranking mundial Social 50 da Billboard, alcançando a 19ª posição.

Copa do Mundo

Após gravar o tema oficial da Copa do Mundo FIFA 2014, a canção “We Are One (Ole Ola)”, junto com Pitbull e Jennifer Lopez, sendo lançada em abril e entrando em diversas paradas musicais do mundo. O trio realizou uma apresentação da canção durante a premiação norte-americana Billboard Music Awards. Na cerimônia de abertura da Copa do Mundo FIFA 2014, em São Paulo Claudia fez um solo da Aquarela do Brasil.

Linha de cosméticos

Em 10 de novembro, Claudia lançou a sua primeira fragrância com a Jequiti Cosméticos, que recebeu o nome de “Elo”. Em 20 de outubro de 2010, Claudia lança sua fragrância homônima, sendo a sua segunda em parceria com a Jequiti Cosméticos. No início de 2013, a Jequiti lançou a terceira fragrância da cantora, recebendo o nome de “Claudia Leitte Intense”. Em abril, a Jequiti Cosmésticos lançou a quarta fragrância da cantora, com o nome de “Claudia Leitte Secret”. Em janeiro de 2016, a Claudia Leitte lançou a sua quinta fragrância em parceria com a Jequiti, denominada de “Claudia Leitte Chic”. No fim de 2016, Claudia lançou a sua sexta fragrância, recebendo o nome de “Claudia Leitte Glam”.

Curiosidades

1- Em 2014, Claudia assinou contrato com a Roc Nation, gravadora do rapper americano Jay-Z. 2- Claudia Leitte já morou em Los Angeles, nos Estados Unidos, para focar na carreira internacional. 3- A cantora revelou que perdeu um bebê em 2018 antes de engravidar de Bela 4- Mãe de dois filhos meninos, o sonho de Claudinha sempre foi ter uma menina 5- Desde 2007, ela é madrinha da Campanha contra Violência Sexual Infanto-Juvenil do Ministério Público da Bahia 6- Cláudia é contra o uso de qualquer droga, e se recusa a participar de comerciais de cervejas. Porém, em 2006 participou do comercial em que a Brahma brindava e torcia pelo pentacampeonato brasileiro de futebol.
Douglas Inácio
Douglas Inácio
Douglas Inácio é empreendedor / infoprodutor paulistano, formado em Publicidade e Propaganda Pela Universidade São Judas Tadeu. Consultor de marketing com mais de 8 anos de experiência. Palestrante. Autor do Livro Youtube Para Música e criador dos cursos Marketing Sertanejo e Youtube para música. Já participou da fundação de diversas empresas de sucesso e atualmente se divide entre suas 2 empresas, uma em São Paulo (Produtora Quality) e uma no Ceará (Gráfica Fortaleza) é também empresário do cantor Marcello Vox. Sua paixão é compartilhar conhecimento na internet nos temas de desenvolvimento pessoal, marketing e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *