Alavancagem de Carreira Artística: como crescer profissionalmente

Alavancagem de Carreira Artística: como crescer profissionalmente

Alavancagem de carreira é uma das palavras-chave deste ano. Em todas as áreas, os profissionais têm buscado formas de crescer e amadurecer. Na área artística não é diferente. Mas, antes de tudo, queremos deixar claro que a alavancagem de sua carreira artística só depende de você e da sua capacidade de administrar os recursos e situações que aparecem na sua frente.

Após anos de experiência no mercado, nosso CEO Douglas Inácio, desenvolveu um método de alavancagem de carreira artística pautada em cinco pilares: Investimentos, Marketing Eficiente, Venda de Shows, Produção Artística, Produção Executiva.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre empresário na música sertaneja

Investimento

O investimento é muito importante para alavancar uma carreira, afinal não há como haver retorno sobre algo que não seja sólido. Contudo, não ache que é por falta de um empresário que sua carreira não anda para frente. Independentemente de ter empresário ou não, você pode fazer as coisas acontecerem. Ter um empresário não é indicativo de sucesso.

Quando falamos em investimento, incluímos os pequenos investimentos que você mesmo pode fazer sem um empresário e investidor, como pagar aulas de canto, comprar novos equipamentos de som ou investir em campanhas patrocinadas.

Se você já tem um empresário e/ou investidor, talvez, dinheiro não seja o problema, mas, a má administração dos recursos pode fazer com que milhões sejam jogados no ralo e sua carreira não decole.

Em resumo, queremos deixar claro que o investimento é essencial, porém precisa ser bem gerenciado e estar apoiado nos outros pilares da alavancagem de carreira artística para não ser desperdiçado.

Marketing Eficiente

O marketing é a alma de qualquer negócio. O marketing é a área que transformará os recursos em vendas e reverterá o investimento em lucro. Em qualquer carreira artística de sucesso que pegarmos para analisar como case, veremos que o marketing foi o responsável pelo sucesso. Um bom planejamento de marketing pode alavancar carreiras.

Contudo, o marketing não é algo tão simples e barato. É preciso ter claro o posicionamento do artista, onde se pretende chegar, a público a ser alcançado e onde ele está. A estratégia de marketing será responsável pelos resultados, é preciso fazer pesquisas e entender ambiente interno e externo.

Com a facilidade e economia que o marketing digital oferece é possível criar campanhas publicitárias econômicas, mas se o posicionamento do artista, a segmentação de público e o ambiente não estiverem bem traçados, as campanhas não trarão bons resultados.

O marketing eficiente pensa em todas as variáveis e adequa as campanhas aos recursos, para que os resultados possam dar lucro.

Vendas de Shows

A área de vendas de shows é a que vai trazer o resultado e vai dizer se o marketing está indo bem. Afinal, o que é um artista sem fazer shows? Existem quatro pontos que são extremamente importantes dentre de um plano de vendas: Mercado, Características, Abordagem e Negociação.

Usando a metodologia AIDA, é possível atrair clientes. A metodologia consiste em despertar atenção, interesse, desejo e isso resultará em uma ação. Para colocar em prática essa metodologia, é preciso trabalhar em cima de um bom press kit (release, biográfica e clipping).

Além de todos esses insights, a parte de atendimento é algo decisivo dentro das vendas. A equipe de vendas precisa ter na ponta da língua todas as informações necessárias sobre os tipos de apresentações, valores e serviços oferecidos. As vendas devem focar em relacionamento com o cliente. Esse tipo de contato aproxima o cliente dos artistas e dá mais segurança na hora da compra. Os serviços a serem oferecidos têm que ser muito precisos e fáceis para o entendimento do cliente. Os preços precisam estar adequados para o tipo de cliente em foco.

Produção Artística

É na parte de produção artística que entra a qualidade do produto e serviço que é oferecido. Basicamente, a produção artística é a responsável por transformar o pensamento do contratante em realidade ou, até, ser melhor.

Dentro da produção artística, encontramos a qualidade sonora, desde técnicas dos artistas à equipamento de som; figurino, pode parecer bobagem, mas a imagem do artista é o cartão de visita dele e pode abrilhantar um evento; iluminação e efeitos que fazem toda a diferença em uma apresentação; entre outros elementos que podem ser preparados para melhorar na entrega.

A excelência da produção artística servirá como um marketing pessoal. O cliente que gostou do bom serviço que contratou, certamente, voltará a fazer negócio e indicará para seus familiares, conhecidos etc.

Produção Executiva 

A produção executiva é a área que cuida de toda parte burocrática e logística de um evento. É onde entra a elaboração do rider técnico e contratos. Ou seja, tudo o que está atrás dos palcos e fez o show acontecer é produção executiva.

O rider técnico é a base da produção executiva. Ele deve ser elaborado com bastante precisão. Além do rider técnico, que diz respeito ao show em geral, existe também o rider de camarim. Dependendo do tamanho e proporção do evento, o rider pode ser mais simplificado ou não.

A parte de logística é um pouco mais complexa, pois envolve também orçamentos e despesas. Cada evento vai exigir uma demanda, mas, se pensarmos em um evento de dois dias em outra cidade, outras variáveis vão aparecer, como transporte: aluguel de carros executivos, vans, ônibus; hospedagem: hotel.

Esses são apenas algumas coisas dentro da produção executiva, mas também temos contratação de músicos, carregadores, profissionais de produção, palco, som e luz etc. e, além disso, como contratar tudo isso fazer chegar no local do evento.

Todos esses pilares que citamos aqui sustentam uma carreira musical. Se há deficiência em uma dessas áreas, todas as outras acabam tendo algum tipo de desequilíbrio também.

Se você quer fazer de 2020 o melhor ano da sua carreira, convidamos você para participar o Workshop Alavancagem de Carreira. Entre os dias 5 e 10 de dezembro, Douglas Inácio e Thiago Machado, vão dar aulas e fazer plantão de dúvidas gratuitamente. Inscreva-se para participar.

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *