Os maiores erros na divulgação de um trabalho

Os maiores erros na divulgação de um trabalho

Você sabe quais são os maiores erros na divulgação de um trabalho? Melhor você descobrir aqui antes de cometê-los.

Muitos sonham em fazer sucesso na música sertaneja. Uma grande maioria dessas pessoas, realmente, têm o talento necessário. Contudo, o que separa o artista da fama que ele quer ter são os erros cometidos ao longo da carreira.

Todo mundo erra e que os erros são necessários para a aprendizagem. Porém, existem erros que são fatais e que podem cavar um abismo entre você e o sonho de ser famoso. Por isso, neste artigo, vamos mostrar os maiores erros na divulgação de um trabalho para que você evite cometê-los.

Leia: Os três erros mais comuns no gerenciamento da carreira.

Os maiores erros na divulgação de um trabalho

#1 Eu consigo fazer tudo sozinho

Um dos maiores erros na divulgação de um trabalho é, às vezes, as pessoas acharem que conseguem fazer tudo sozinhas. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Por exemplo, o artista arruma um investidor, consegue montar uma estrutura básica, mas o empresário resolve ser o agenda, o divulgador e o vendedor de shows.

É claro que, em um primeiro momento, para evitar um gasto excessivo – sempre é bom evitar o gasto excessivo – o empresário resolve não delegar funções e assume, ele próprio, o gerenciamento de tudo. Mas você tem condições, o ideal é contratar alguém para cuidar da agenda, outro para cuidar do relacionamento com rádios, por exemplo, e uma equipe bacana de divulgadores. O ideal é isso, porém, às vezes, os próprios divulgadores já fazem esse tipo de relacionamento com rádios da forma certa e o empresário vai cuidar apenas do gerenciamento de tudo. Mas, cuidado! Nem todos os divulgadores são honestos, veja em Golpes no meio da música sertaneja.

Muita gente que pensa assim: “já vi muito artista começar assim, vou montar meu escritório, vou fazer tudo sozinho, vou atender meu telefone”. E, olha, a coisa mais errada do mundo que é o artista atender o telefone que está lá no site para fazer show. Isso não pode acontecer. O artista tem que evitar esse contato com o contratante para tratar de dinheiro, por exemplo. Quem tem que tratar de dinheiro é um empresário, um manager, um agenda. Jamais o artista pode assumir todas essas funções.

Como deve ser

O empresário pode assumir todo trabalho, porém o ideal seria ele ter uma equipe com quem possa contar, e fazer um negócio da forma certa. Além de poder descansar a cabeça um pouco, cuidar das coisas da melhor forma possível e não assumir muita função e acabar confundindo tudo e bagunçando a coisa toda.

Um escritório para divulgação da carreira deve ter profissionais capacitados para cuidar de cada área especificamente. Dessa forma, vai ter sempre alguém focado em apenas uma função numa determinada área daquele escritório da carreira do artista e, consequentemente, outras pessoas vão se dedicar em certas áreas e não vão precisar se preocupar com coisas que não são da ossada delas. E isso faz com que as coisas funcionem de uma forma melhor.

Existe um ditado que diz que duas cabeças pensam melhor que uma; duas, melhor que três; e assim por diante. Claro, dentro do orçamento do artista. Arrume as pessoas capacitadas e competentes para cuidar de cada aérea e todas vão trabalhar de acordo com um organismo. Assim, cada um vai ajudar ao outro, focando apenas naquilo pela qual ele foi contratado e, para qual tem competência.

Leia: Grandes empresários sertanejos: Conheça os grandes nomes que dominam o mercado

#2 Fulano disse que…

O segundo, entre os maiores erros na divulgação de um trabalho é um empresário ouvir opiniões de terceiros de forma excessiva, é claro que tem que levar em conta que o mercado sertanejo é muito concorrido e quando o pessoal fala que tem muita cobra, é verdade! Então, não adianta um artista x querer pegar opiniões demais de um artista y e do z. Todos esses empresários vão querer te ajudar apenas até o momento que você não o atrapalhe. Isso é como qualquer mercado, existe concorrência.

Não adianta você pedir opinião do concorrente e achar que isso é o certo para alavancar sua carreira. Você tem que saber se aquele concorrente está de fato com você. Então, primeiro, reúna-se com a sua equipe. Às vezes, você vai ouvir, por exemplo, um empresário de artista ficar ouvindo opinião de fulano ou de beltrano, sem ouvir sua equipe primeiro. Isso começa a causar problema até dentro do próprio escritório, e a coisa começa a funcionar errado logo de cara.

Tem muito empresário por aí, doido para dar dica errada e te ferrar pelas costas. Então, reúna-se com a sua equipe e procure resolver as coisas dentro do seu escritório. Ouça as opiniões de gente que você sabe que realmente quer te ajudar.

Leia: Como fazer planejamento de marketing para cantores

#3 Eu sou o top das galáxias

Um outro erro bastante comum é o artista achar que é maior do que realmente é. Isso acontece, geralmente, quando o cantor estoura uma música, participa de algum reality show ou começa a aparecer com certo destaque na TV por conta de uma novela ou algo assim.

Cachê

Muitas vezes, quando o artista estoura uma música, o empresário inflaciona o cachê para milhares de reais, sendo que o cantor mal começou uma carreira e tem só aquela música estourada, isso aí já provocou até derrocada de artistas. Ele subiu e depois desceu numa velocidade ainda maior, justamente por que não soube dar tempo ao tempo. O excesso de orgulho é o responsável por um dos maiores erros na divulgação de um trabalho.

O cantor que estoura uma música, tem que deixar o contratante dele ganhar dinheiro com ele. Faça shows mais baratos, mas que o contratante e você ganhem dinheiro. É importante criar um relacionamento entre contratantes, radialistas e tudo mais. Então, consequentemente, quando tiver outras músicas, aqueles contratantes estarão interessados em te levar de volta, principalmente, se o show tiver rendido alguma coisa.

Até por que, o artista de uma música só não consegue levar muita gente para o show. Então, não adianta vender o cachê muito alto se o seu show não enche. O contratante tem que ganhar dinheiro. Se ele não ganhar dinheiro com você naquele período em que você está bem, em que sua música está tocando, estourada, você não vai conseguir voltar no ano seguinte e vai perder parceiros em potencial. Isso vai acontecer, porque você estaria querendo arrancar dinheiro na hora errada e não é bem assim que funciona. Você tem que ganhar dinheiro na hora certa.

Como o mercado funciona

No começo, você vai ganhar menos para depois ganhar mais. É assim que funciona, é assim que todos os grandes escritórios trabalham. Quando o cantor estoura uma música e vai devagar, degrau por degrau até ter condições de lançar outro disco e trabalha outra música, a próxima música vai bem também. As chances para o artista vão surgindo, de acordo com o crescimento da carreira e não apenas com o estouro de uma música aí e pronto.

Muitos artistas estão com a agenda de shows fraquíssima ou com o cache lá embaixo, mesmo tendo estourado uma música há três quatro anos, justamente por que quis fazer isso. O empresário quis agir dessa forma e foi uma atitude errada, isso é mais comum do que se pensa, portanto, vá devagar.

Leia: Como Aumentar Sua Agenda de Shows

Essa coisa de se achar maior do que realmente é, reflete na hora que o artista vai participar de um show de rádio. Ele vai achar que está estourado e não vai se relacionar com os outros artistas. Na hora de aparecer na TV, ele vai querer estar apenas nos melhores programas sem nem ter conteúdo para estar naqueles programas. Então, isso é mais perigoso do que se pensa. A falta de humildade também é um dos motivos que provocam a queda de uma artista. Portanto tome cuidado.

 

Esses são os maiores erros na divulgação de um trabalho. Para saber muito mais, conheça o Marketing Sertanejo, o treinamento de marketing mais completo os artistas da música sertaneja. O Marketing Sertanejo foi elaborado por Marcão do Blognejo e Douglas Inácio.

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

2 Comentários

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