Sandy: preparando o terreno com crenças e valores

Sandy: preparando o terreno com crenças e valores

Sandy é o ponto forte quando falamos da característica de crenças, vamos te explicar o porquê. De acordo com os especialistas em psicologia dos pontos forte, “As pessoas excepcionalmente talentosas no tema Crença têm determinados valores essenciais que são imutáveis. Desses valores, emerge um propósito definido para suas vidas. As pessoas com fortes talentos de Crença têm princípios estáveis pelos quais elas vivem. Estes valores variam de uma pessoa para outra, mas aqueles com fortes talentos de Crença têm ideais profundos e um forte sentido de objetividade em suas vidas. Esses valores fundamentais afetam seu comportamento de diversas maneiras. Seu senso de missão lhes proporciona sentido e direção às suas vidas; em sua opinião, o sucesso é mais do que dinheiro e prestígio. Seus talentos de Crença lhes proporcionam direção, orientando-os durante as tentações e distrações em direção a um conjunto consistente de prioridades. Esta imparcialidade é a base para todos os seus relacionamentos. Eles são vistos por outros como pessoas confiáveis. Sua motivação, vontade e determinação são provenientes de sua vivência em função dos seus valores e crenças.” Quando falamos sobre crença, tudo tem a ver com a Sandy. Essas pessoas tomam suas decisões e através dos seus conjuntos de valores, elas enxergam uma série de decisões. Muitas vezes, artistas com valores morais e imutáveis acreditam piamente que vão construir um terreno muito mais sólido. Olhando todo o contexto de carreira dela, notamos uma série de crenças e características que se sobrepõe a qualquer tipo de ação de mercado. Os valores pessoais dela são muito mais como mulher do que como artista. Essa é uma habilidade que faz com que ela tenha uma marca nas suas decisões, uma marca na sua música. Em tudo aquilo que ela lança, tudo que faz a Sandy ter uma identidade muito maior, tem um pedaço dela em cada obra, em cada música e ela não faz nada por simples estratégia.

Sandy

Sandy Leah Lima nasceu em 28 de janeiro de 1983 em Campinas, São Paulo. Ela é a primeira filha da empresária e produtora Noely Pereira de Lima e do cantor Xororó, que se conheceram na cidade de São Paulo no final da década de 1970 e, em 1980, se mudaram para Campinas. No início de sua infância, ela já exibia gosto pela música, tendo o pai, Xororó, como uma de suas influências: “lembro de cantar com meu pai, ele no violão, me incentivando. Devia ter uns três ou quatro anos. Eu sempre soube que seria cantora!”. Nessa idade, Sandy começou a praticar ballet. Seu irmão Junior Lima (nascido Durval de Lima Junior em 11 de abril de 1984) também desenvolveu gosto pela música e ganhou do pai uma bateria aos três anos de idade. Avó materna dos irmãos, a cantora Mariazinha foi quem mais os incentivou a formar uma dupla. Sandy também demonstrava interesse em entrar no grupo Trem da Alegria. Em 1989, o então apresentador do programa Som Brasil, Lima Duarte, recebeu a dupla Chitãozinho & Xororó na atração. Xororó disse que seus filhos também cantavam e Lima acatou a sugestão de trazer a dupla para realizar um número musical. Após ensaiarem em casa junto ao pai e o tio, Sandy e Junior interpretaram a canção “Maria Chiquinha” num programa que foi ao ar no final daquele ano. O áudio da apresentação foi retirado da televisão e começou a tocar em emissoras de rádio, o que gerou interesse na gravadora PolyGram (atualmente Universal Music Group), que os convidou a assinar um contrato. Inicialmente, Xororó e Noely não foram favoráveis aos filhos assinarem o contrato e começarem uma carreira profissional tão cedo, mas Sandy e Junior insistiram e inclusive apelaram para o seu avô paterno, que apoiou os filhos (Chitãozinho & Xororó) quando eles quiseram começar uma carreira ainda na infância. Eles acabaram cedendo à “chantagem emocional” e deixaram que Sandy e Junior assinassem o contrato. Apesar de ter começado na carreira artística muito cedo, Sandy afirmou ter tido uma infância relativamente “normal”: “Fazíamos muitas coisas de criança comum e adorávamos isso. E tinha esse plus de ter a carreira, que era o que a gente mais gostava de fazer.

Carreira

Em 1990, após assinarem seu primeiro contrato fonográfico com a PolyGram, Sandy & Junior deram início à gravação de seu álbum de estreia, Aniversário do Tatu (1991). Produzido por Xororó e de estilo sertanejo, o álbum ficou marcado pelo sucesso da regravação de “Maria Chiquinha” e foi certificado com ouro pela PMB. Na época, a Folha de S. Paulo descreveu Sandy como uma estrela mirim que “parece ter nascido para o palco”. O segundo álbum de estúdio dos cantores, Sábado à Noite (1992), seguiu a mesma linha de seu antecessor. Conforme cresciam, Sandy e Junior começaram a imprimir mais seus gostos musicais na produção de seus álbuns. Em seu terceiro álbum de estúdio, Tô Ligado em Você (1993), a dupla apresenta influências de outros estilos, principalmente o pop. O quarto e quinto álbum de estúdio dos cantores, respectivamente Pra Dançar com Você (1994) e Você É D+ (1995), deram continuidade ao sucesso deles com o público infanto-juvenil e venderam mais de um milhão de cópias juntos. Durante a gravação de “Pra Dançar com Você”, Sandy estava no início da puberdade e sua voz estava mudando. Como consequência, ela não conseguiu atingir algumas das notas mais agudas exigidas em canções como “Com Você”, uma versão em português de “I’ll Be There”, do grupo The Jackson Five. Junior, que na época tinha 10 anos, acabou assumindo as partes mais agudas da canção. Sandy e Junior fizeram a transição de cantores mirins para ídolos adolescentes de maneira exitosa; os álbuns Dig-Dig-Joy (1996) e Sonho Azul (1997) foram certificados com ouro e platina pela PMB, respectivamente. Eles produziram singles como “Dig-Dig-Joy” e “Beijo é Bom”, bem como “Não Ter” e “Inesquecível”, baladas que mostraram a “transição vocal” de Sandy e uma voz mais madura. Em 1996, Sandy realizou uma performance da canção “Águas de Março” no tributo do Som Brasil à cantora Elis Regina. Posteriormente, Sandy descreveu essa apresentação como um “divisor de águas” em sua carreira, afirmando que, a partir dali, passou a ter um maior reconhecimento como cantora. No ano seguinte, ela gravou uma participação solo no álbum Romanza, do tenor italiano Andrea Bocelli. A cantora foi escolhida para um dueto em “Vivo por Ella”, que foi bastante executada nas rádios brasileiras. Juntos, Sandy e Junior gravaram participação em quatro faixas do álbum com temas de Natal da dupla Chitãozinho & Xororó, Em Família (1997), sendo que Sandy gravou solo em “Se Uma Estrela Aparecer”.

Carreira solo

Entre os anos de 2008 e 2009, Sandy dedicou-se a sua vida pessoal e também à composição e produção das faixas que integrariam seu primeiro álbum solo. No dia 28 de maio de 2008, Sandy e Junior fizeram sua última aparição como dupla na sexta edição do Prêmio TIM de Música, onde receberam o prêmio de Melhor Dupla de Canção Popular. Sandy teve plena liberdade de criação para trabalhar em seu álbum de estreia solo e se referiu a ele como um “sonho realizado”. Ela sente que a sonoridade do álbum foi influenciada por artistas como Damien Rice, Coldplay, KT Tunstall e Nerina Pallot, que foi convidada para participar do projeto e compôs a canção “Dias Iguais” com Sandy. Grande parte do material foi produzido junto aos músicos Lucas Lima e Junior Lima. Manuscrito atingiu a quarta colocação na parada de álbuns da Pro-Música Brasil (PMB) e foi certificado com platina. O álbum foi lançado em duas versões: simples (CD) e especial (CD+DVD). Essa última, acompanhada do documentário de curta-metragem Tempo, que foi dirigido por Fernando Grostein Andrade e mostra a concepção da carreira solo da cantora e momentos intimistas do processo criativo do disco.

Estilo Musical

Durante o tempo em que integrou a dupla em parceria com seu irmão, Sandy transitou entre diversos estilos da música pop, incluindo teen pop, dance-pop, bubblegume pop rock. Seus primeiros álbuns exploraram o sertanejo, country, pop e regravações da Jovem Guarda. Sandy e Junior começaram na música sertaneja por influência do pai, o cantor Xororó, que produziu alguns de seus álbuns. Durante a década de 1990, Sandy se interessou pelo trabalho de cantoras como Whitney Houston, Mariah Carey e Céline Dion, o que resultou na inserção de um estilo mais voltado ao pop e à “baladas românticas” no repertório da dupla. A Folha de S.Paulo comparou Sandy e Junior ao duo musical The Carpenters e chamou a música deles de “açucarada”. Com menos frequência, eles incorporaram techno, R&B, funk, hip hop, blues e rock em seus trabalhos. Os dois últimos álbuns de estúdio da dupla, Identidade (2003) e Sandy & Junior (2006), apresentam uma produção mais “experimental” e “sofisticada” que seus antecessores, com os cantores participando ativamente do processo de concepção. Sandy e Junior eram caracterizados como uma dupla vocal, com Sandy nos vocais principais. Junior tinha menor participação vocal nos álbuns da dupla, mas produziu diversos deles e começou a estudar diversos instrumentos a partir da adolescência, como guitarra elétrica e acústica e bateria.

Álbuns

Álbuns de estúdio

Manuscrito (2010) Sim (2013) Nós, Voz, Eles (2018)

Álbuns ao vivo

Manuscrito Ao Vivo (2011) Meu Canto (2016)

Curiosidades

Ela já fez novela e programa de televisão. No seu currículo de atriz consta os seguintes trabalhos: o seriado “Sandy & Junior”, a novela “Estrela Guia”, “Sítio do Picapau Amarelo”, “A Diarista”, “Paraíso Tropical”, “As Brasileiras”, “Superbonita”, “Sangue Bom” e “Sandy na Casa dos Campeões”. Sandy é formada em letras pela Pontifica Universidade Católica (PUC) de Campinas
Douglas Inácio
Douglas Inácio
Douglas Inácio é empreendedor / infoprodutor paulistano, formado em Publicidade e Propaganda Pela Universidade São Judas Tadeu. Consultor de marketing com mais de 8 anos de experiência. Palestrante. Autor do Livro Youtube Para Música e criador dos cursos Marketing Sertanejo e Youtube para música. Já participou da fundação de diversas empresas de sucesso e atualmente se divide entre suas 2 empresas, uma em São Paulo (Produtora Quality) e uma no Ceará (Gráfica Fortaleza) é também empresário do cantor Marcello Vox. Sua paixão é compartilhar conhecimento na internet nos temas de desenvolvimento pessoal, marketing e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, tudo bem?