O que é Streaming? Descubra como começou e como aderir

O que é Streaming? Descubra como começou e como aderir

Você já se deu conta que a era do CD está chegando ao fim? Hoje, você vai entender o que é Streaming, como surgiu e como aderir.

Os CDs estão cada vez mais caros para se produzir, então, os músicos estão aderindo mais ao DIY, o “faça você mesmo”. Para aprender como aproveitar isso leia DIY Marketing Digital Para Música. Como a tendência agora é o Streaming, não é necessário obter um disco físico, basta subir as músicas para alguma plataforma e as pessoas do mundo inteiro poderão conhecer o seu trabalho.

Com o Streaming, as pessoas podem ter acesso a músicas e vídeos em tempo real, sem precisar fazer download. É um formato de distribuição digital. Entre as principais plataformas no mundo que oferecem Streaming estão: Youtube, Spotify, iTunes e Deezer.

No primeiro semestre de 2015, o mercado de músicas por Streaming foi maior que o mercado de cópias físicas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). Ainda, de acordo com a ABPD, cerca de 60 milhões de brasileiros já utilizam algum tipo de aplicativo de Streaming.

Aprenda: Como Colocar Sua Música no Spotify

Vantagens do Streaming

O Streaming oferece muitas de vantagens para os usuários. Pagando muito pouco, é possível ter acesso a um leque de bandas, cantores, músicas, álbuns e playlists sem ocupar memória de armazenamento, sem gastar tempo fazendo download e sem piratear.  Cada plataforma tem sua política para remunerar os músicos, de acordo com a quantidade de acessos que sua obra teve, ou seja quantas pessoas ouviram ou visualizaram o seu trabalho.

O Streaming abriu muitas portas para os músicos que não têm investidores, nem empresário. Com poucos recursos, é possível produzir um álbum e distribuí-lo para o mundo inteiro. Vários músicos preparam a gravação, edição e masterização das faixas em casa, em seguida sobem para as plataformas de Streaming.

Além de ser uma forma mais “democrática” de os músicos e bandas independentes concorrerem com os majors, já que eles têm um espaço mais igualitário para concorrer, é uma maneira de tornar o trabalho independente mais conhecido.

Leia: As estratégias de marketing da Radiohead e A estratégia de marketing da Beyoncé

O que é Streaming e como ele surgiuo que é streaming

Para entender o que é Streaming é preciso saber como tudo chegou ao formato que temos hoje.

A primeira forma que as pessoas tiveram de levar músicas para casa, após o rádio e televisão, foram as fitas cassetes. Foi um completo sucesso nos anos 70, já que todos podiam comprar faixas de seus músicos preferidos e ouvir no carro, ou em seu walkman.

Alguns anos depois, os toca-fitas e walkmans foram substituídos pelos CD players. A grande vantagem dos CDs é a facilidade em reproduzir cópias e gravar em casa com alta qualidade, usando o computador. Isso não se consolidou durante o auge as fitas cassetes.

A melhor parte do CD, também é a pior. Essa facilidade em fabricar cópias sempre prejudicou, porque foi nesse momento em que a pirataria cresceu muito. Muitas vezes, o valor saía por menos da metade do preço do original, uma cópia com a mesma qualidade.

Confira: Dica de Marketing Musical diretamente dos Estados Unidos

Pós-CD

Próximo aos anos 2000, veio o MP3, que é um formato de arquivo digital de áudio. A qualidade sonora é superior ao CD, por isso não precisa de um objeto específico para reproduzir. Pode ser lido em: pendrive, cartão de memória, iPod, MP3-player, computador, celular etc.

A vantagem é que a música pode ser levada para qualquer lugar com maior praticidade. E com a popularização da internet, as músicas podem ser baixadas nesse formato, alguns artistas disponibilizam gratuitamente. O problema é que esse acesso fácil a qualquer música em casa, fez com que a pirataria crescesse ainda mais, porque quem baixa faixas e álbuns sem pagar os direitos autorais, comete pirataria.

Pós-MP3

O MP3 que, até os últimos anos, parecia ser a maneira mais tecnológica de acesso à música, está, aos poucos, perdendo seu posto para o Streaming. O Streaming não oferece problemas quanto a pirataria. Ele fornece música em tempo real, online ou off-line. Pagando menos que o valor de um CD por mês é possível ter acesso ilimitado a músicas do mundo inteiro e conhecer novos artistas, sem se preocupar com a memória de armazenamento.

A cada década fica mais fácil a produção musical caseira. Antes, o problema era gravar e não conseguir distribuir, e, agora, a distribuição é possível e ilimitada.

Como usar o Streaming

o que é streaming
Com tantas facilidades, o Streaming é muito acessível a qualquer pessoa. E isso facilitou a vida dos artistas independentes, pois reduz custos. O Streaming ajuda e divulgar música na internet e, muitas vezes, é possível fazer isso gratuitamente.

Existem algumas ferramentas na internet que distribuem músicas na internet, como a CD Baby e a ONErpm. Você pode conhecer mais sobre essas plataformas em Como Divulgar Música na Internet. A partir dessas ferramentas, é possível divulgar música na internet nas plataformas de Streaming, como Spotify, Deezer, iTunes, Youtube etc.

Essa é uma prática muito comum nos Estados Unidos. Por isso, é tão importante saber o que é streaming.

Camilla Aimée Barros
Camilla Aimée Barros
Jornalista, falante e comunicadora. Encantada com o poder do marketing e em como ele pode mudar negócios e carreiras.

5 Comentários

  1. […] era da internet, a forma de distribuir músicas, mudou e já falamos disso em vários posts. Quando falamos de streaming e divulgação de música na internet, citamos alguns meios na internet que são usados para ganhar […]

  2. […] Vamos começar pelos lugares onde sua música deve estar. Se você quer fazer com que seu trabalho seja visto pelas pessoas e quer usar as plataformas da internet para isso, é importante que suas músicas estejam onde as pessoas ouvem músicas, para que assim você possa divulgar. Isso significa que suas músicas precisam estar nas maiores plataformas de streaming. […]

  3. […] Ao colocar sua música no Spotify, você estará disponibilizando-a em uma plataforma de Streaming. Para entender mais sobre streaming, leia Você sabe o que é streaming? […]

  4. […] como ter um investidor ou como fazer sua carreira deslanchar no Youtube, Facebook ou plataformas de streaming, não deixe de conhecer nossos treinamentos […]

  5. […] de cópias físicas no Brasil e, que 60 milhões de pessoas já utilizam algum aplicativo de streaming. Portanto, a forma como divulgar músicas na internet, agora, é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *